segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SECULT traz Jean Blaise ao Baixo Sul

Foto de Lívia Duarte

Foto de Franco Bei Capelli do Jornal Valença Agora


No último domingo, a Superintendente de Cultura da SECULT, Ângela Andrade, esteve em visita ao Baixo Sul acompanhada do artista, produtor cultural e curador francês, Jean Blaise.



Tendo em vista o estímulo ao intercâmbio gerado com a realização do Ano da França no Brasil, a Secretaria de Cultura está desenvolvendo um projeto de intercâmbio cultural no âmbito do Ano da França no Brasil e intervenções artísticas durante a III Conferência Estadual de Cultura. O objetivo é oportunizar que o diálogo internacional aconteça também no interior do Estado da Bahia, ampliando as possibilidades de relacionamento entre artistas locais e franceses.

Para a criação do plano de intercâmbio e intervenção artística, está sendo contratado um curador. Face ao alcance do objetivo pretendido, identificou-se o trabalho e a experiência do produtor e mediador cultural francês Jean Blaise. Ele é um dos produtores culturais mais conhecidos da França e responsável pela concepção de uma série de festivais e eventos culturais inovadores e de grande impacto, realizados geralmente em locais insólitos. Esses eventos foram amplamente divulgados na mídia internacional e receberam elogios de influentes críticos dos principais meios de comunicação europeus. A experiência de Jean Blaise em provocar choques estéticos e intervenções inovadoras, envolvendo artistas de diferentes expressões e origens deverá contribuir para a promoção do diálogo e a interação entre artistas baianos e franceses, bem como entre as expressões das culturas popular e contemporânea.

O plano de trabalho envolve quatro etapas. A primeira etapa, a Missão de identificação dos Territórios, tem como objetivo promover o diálogo do curador com artistas locais de algumas cidades da Bahia. Esta etapa está sendo realizada entre os dias 07 e 14 de fevereiro, e Valença e o Baixo Sul receberam Jean Blaise, ontem, dia 8 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas.



Em Valença, a classe artística valenciana, especialmente atuante nas artes visuais contemporâneas, encontrou-se com Jean Blaise, a fim de estabelecer um diálogo com o curador, apresentar alguns trabalhos e relatar experiências, tendo em vista a possibilidade de participação no projeto que será desenvolvido. Após o encontro, conheceram alguns ateliês de artistas locais e assistiram apresentação do grupo de cultura popular Arguidá.



Em seguida, foi a vez de NIlo Peçanha para um encontro com o Zambiapunga e, finalmente, visitaram Ituberá, encerrando a agenda do Baixo Sul, nesta etapa.

Um comentário:

  1. Neste domingo dia 08-02 Ituberá recebeu a visita de Dra. Ângela Andrade Superintendente de Cultura do Estado da Bahia juntamente com Jean Blaise, onde visitaram o Grupo Boca de Lata, Capoarte de Ituberá, Burrinha Mirim das Pedreiras e Flor do Serinhaém. Esta visita veio fortalecer as Organizações Culturais do nosso município, assim como afirmar o apoio da SECULT ao Baixo Sul.

    ResponderExcluir