quinta-feira, 21 de maio de 2009

Márcio Meireles Visita o Baixo Sul


O Secretário Estadual de Cultora Márcio Meireles, esteve em Valença no dia 11 de maio, segunda-feira, às 10 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas, acompanhado da Superintendente de Cultura Ângela Andrade e de representantes das instituições vinculadas da SECULT: FUNCEB, Luciana Batista; FPC, Maria Cristina Santos; IRDEB, Pola Ribeiro e IPAC, Igor Souza. Além destes, esteve presente a equipe de consultores da Universidade Federal da Bahia que vai assessorar os municípios do Baixo Sul na implantação dos Sistemas Municipais de Cultura no território: Vicente Frederico, Nelson Issa, Marcelo Cruvinel e Eduardo Daltro. Foram convocados para este encontro prefeitos, dirigentes municipais de cultura e presidentes dos legislativos municipais do Baixo Sul.

Além dos representantes dos municípios, participaram do encontro Flordolina Angélica, diretora da DIREC 5; Andrezito Souza, articulador do Comitê Gestor do Território; Julio César de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica de Turismo e Cultura da AMUBS; Arakem Vaz Galvão, membro do Conselho Estadual de Cultura; Otavio Mota, coordenador do Centro de Cultura Olívia Barradas e o Diretor de Cultura da cidade de Maraú, Ângelo Márcio; da imprensa compareceram a TV Face, Valença FM, Rio Una FM e Jornal Valença Agora.

Após a apresentação do Secretário sobre Política Cultural, Programa Mais Cultura e a fala dos gestores municipais presentes, os consultores da UFBA introduziram o tema Sistema Municipal de Cultura. O professor Vicente Frederico aprofundou a discussão sobre a implantação dos sistemas municipais de cultura e ouviu cada um dos gestores presentes sobre a situação nos respectivos municípios. Feito isso, foram agendadas as visitas para os dias seguintes, 12 e 13 de maio, em dois roteiros de visitas simultâneos no dia 12: o primeiro abrangendo as cidades de Tancredo Neves, Teolãndia, Wenceslau Guimarães, Gandu e Pirai do Norte; o outro, Taperoá, Nilo Peçanha, Cairu, Ituberá, Igrapiuna e Camamu. Para a quarta-feira, 13, ficaram os municípios de Valença, Aratuipe e Jaguaripe.

Nilo Peçanha foi atendido na quarta, junto com Valença, no centro de Cultura. E Jaguaripe, no mesmo dia, junto com Aratuipe, na sede da prefeitura, de modo que todos os municípios do território foram atendidos nesta primeira etapa da consultoria, inclusive com visitas às cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário