quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sobre a perspectiva de interiorização do Projeto Neojibá



"O Neojibá é um programa de governo que visa à integração social através da prática orquestral com a formação de núcleos de orquestras juvenis e infantis.
Através da música, crianças e jovens podem contribuir para o desenvolvimento social e urbano, na medida em que ganham noções de responsabilidade, trabalho em equipe, respeito e disciplina.
O sistema contribui para a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática coletiva da música, assim como a capacitação de jovens artesãos na fabricação e reparação de instrumentos musicais.

Destina-se a crianças e jovens que toquem ou queiram aprender a tocar instrumentos de orquestra. O projeto tem como meta incluir a prática orquestral no currículo escolar.

O principal objetivo do projeto é implantar na Bahia o sistema de formação de orquestras e corais infanto-juvenis com base na experiência do FESNOJIV na Venezuela para que a prática de orquestra venha ser motor fundamental na educação em todo o estado da Bahia."


Texto adaptado do http://neojiba.blogspot.com
Aguardo a colaboração de todos com as informações dos municípios em que atuam, para coletarmos, o mais rápido possível, dados acerca da existência de orquestras, filarmônicas, corais, projetos, grupos e movimentos musicais no Território do Baixo Sul, inclusive, sinalizando as principais necessidades de cada grupo, no que se refere a instrumentos, cursos de formação e outras demandas importantes.

A intenção é criar um banco de dados para os executores do Projeto Neojibá e contribuir para que ele aconteça no Baixo Sul, neste processo de interiorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário